10 fevereiro, 2009

MONTE O SEU TEATRO DE PAPEL

Neste site você vai poder ver vários
esquemas de montagem
para poder montar o seu
Teatro de Papel - (Making Toy Theatres):

A HISTÓRIA DO TEATRO DE PAPEL

O teatro de papel ou Teatro de Brinquedo é um teatro miniatura.
Toma como referência o verdadeiro teatro e tenta copiá-lo, não somente no que diz respeito à técnica cênica e a decoração mas também no que diz respeito ao roteiro.
O início do teatro de papel
monta do fim do século dezoito.
"os aspectos agradáveis e divertidos de um pequeno teatro para crianças."
Faz-se representações com este pequeno jogo nos dias de festa com peças adequadas para os pequenos teatros.
No final do século dezenove pequenos figurinos eram feitos para serem recortados e para brincar.
São um elemento importante que faz a relação entre marionnetes de luva ou de fios e o teatro de papel mais recente. Certamente o teatro de papel distingue-se por muitos aspectos do teatro de marionetes com os seus personagens
em volume capazes de movimento.
Na maneira de brincar e se adaptar artísticamente o teatro de marionetes segue algumas regras de manipulação, enquanto o teatro de papel permanece muito semelhante ao teatro real, e constitui por conseguinte um verdadeiro teatro em miniatura. O teatro de papel no sentido restrito do termo deve ser interpretado como um fruto típico da época romântica.
Teve sua origem na grande paixão para o teatro aprovada pela grande burguesia do século dezenove e servia para reproduzir nas famílias as peças de teatro famosas e que tivessem tido sucesso nos grandes cenários e também torna-se acessível e visível para as crianças. É constituído de decorações como segundo plano,
os bastidores laterais, a cortina,
o proscenium (antescena) e as figuras de papel (personagens). Estes elementos para as peças eram postos sobre grandes folhetos impressos, colados sobre cartão, recortados e montados para fazer uma cena sobre um reforço em essencialmente madeira.
Figurinos de papel, de 9 a 13 cm, reproduziam inicialmente os atores da época ao mesmo tempo no seu dia-a-dia e na sua fisionomia.
Eram fixadas sobre pequenos pedaços de madeiras e deslocadas sobre a cena com a ajuda de un fio, quer pela parte superior quer pelo lado. O estilo do teatro de papel corresponde à época barroca.

Traducteur: http://fr.babelfish.yahoo.com/

CLIC AQUI PARA LER A CONTINUAÇÃO DESTE TEXTO: LIVRO ANIMADO - LIVRO ENCANTADO: O TEATRO DE PAPEL E SUA HISTÓRIA