03 setembro, 2008

PROJETO LA FONTAINE E SUAS FÁBULAS

AS ÁRVORES ENCANTADAS E SUAS MARAVILHOSAS FÁBULAS
“Sirvo-me de animais para instruir os homens.”
“Jê me sers d’animaux pour instruire les hommes.”
La Fontaine O Blog Livro Animado-Livro Encantado apresenta este projeto de contos através das Fábulas de La Fontaine, representadas pelo Teatro de Animação (marionetes, formas e mãos animadas) priorizando a vida e a obra do poeta francês naturalista do século XVII, Jean de La Fontaine, que escreveu verdadeiramente a Comédia Humana dos animais em forma de Fábulas.
O que constitui o seu encanto supremo é a vida potente que ele sabe dar a todos estes animais que se movem no imenso tablado da natureza, que falam a linguagem que ele lhes presta, obedecendo a paixão que ele lhes atribui. É que os seus personagens tem a um tempo a verdade humana e a verdade zoológica.
Suas Fábulas, inspiradas em Esopo e em Fedro, com seus milhares de personagens envoltos nas mil peripécias encontradas na tragi-comédia, constituem a existência na terra tanto do homem como do animal e da planta.
“É possível que o meu trabalho faça surgir em outros o desejo de levar a tarefa mais longe, já que esta matéria está longe de ser esgotada, pois ainda há muitas fábulas para por em verso, além das que fiz.” La Fontaine
As Fábulas colocam em cena animais que falam e que servem de ilustração a preceitos morais, criando novas soluções e situações, envolvendo a todos num ambiente de bom humor.
SINÓPSE DA HISTÓRIA
O Espetáculo é uma História em versos e música, que enfoca o tema da Árvore, tendo como cenário a ambientação de uma floresta e como personagem principal uma Velha Árvore contadora de Fábulas. Durante a estação do inverno muitos animais (insetos) ao encontrá-la se abrigam e se aconchegam a ela, construindo suas moradias, contando suas aventuras e desventuras.
A floresta e tudo que se refere a natureza (lua, sol, estrelas, neve, vento, água) envolvem a cena.
A história se inicia com uma Fábula de La Fontaine “A Cigarra e a Formiga” , adaptada para o Teatro de Animação.
A Fábula é contada por uma “Velhinha Sonhadora”(Árvore) que fica a imaginar como seria sua vida se pudesse voar como os insetos e com tristeza – sonha, até se conscientizar de seu valor na natureza.
Como diz La Fontaine:
“A imaginação tem sobre nós muito mais império do que a realidade.”
O espetáculo trabalha com ações irreverentes típicas das Fábulas, representando os sentimentos humanos que são evidenciados nos animais. Ex: a formiga é laboriosa, a raposa é hábil, o leão é real, o lobo é voraz, etc...
Como diz La Fontaine:
“Uma ampla comédia com cem atos diversos, donde a cena é o universo.”
PARA SABER MAIS SOBRE A VIDA E OBRA DE JEAN DE LA FONTAINE CLIC AQUI: